O roteirista e dramaturgo Lorenzo Semple Jr., um dos criadores da série dos anos 1960 Batman, morreu nesta sexta-feira, de causas naturais, em sua casa em Los Angeles. Ele havia completado 91 anos apenas um dia antes.
Semple começou sua carreira de autor escrevendo contos em revistas como The Saturday Evening Post e Collier’s Weekly a partir de 1951. Ele vivia na Espanha em 1965, juntamente com a esposa e três filhos, quando foi convidado pelo produtor William Dozier a desenvolver um roteiro para o episódio-piloto da série de tevê Batman, estrelada por Adam West. Devido a distância, o roteiro foi escrito e enviado por correio para ser produzido. Quando a 1ª Temporada foi encomendada pela rede ABC, Semple voltou a morar nos EUA.
O roteirista escreveu os quatro episódios iniciais de Batman, que definiram o estilo da série, além do roteiro do filme “Batman – O Homem Morcego” (1966), além de servir como consultor nos roteiros – o que permitiu que ele imprimisse sua marca ao longo da primeira temporada.
Ao longo de sua carreira, Semple escreveu roteiros para as séries A Lei de Burke, Ratos do Deserto, O Besouro Verde, Breaking Point, entre outras. Anos depois, Semple trabalhou nas séries Mad About You, Suddenly Susan e Arrested Development.
No cinema, é de sua autoria o roteiro do filme remake “King Kong” (1976). Semple foi co-escritor dos roteiros de “Papillon” (1973), “Três Dias do Condor” (1975), “Flash Gordon” (1980), “007 Nunca Mais Outra Vez” (1983) e “Sheena – A Rainha das Selvas” (1983).
Batman dos anos 60 foi um dos meus primeiros seriados de heróis que assisti. Adoro até hoje, e tento acompanhar os personagens pela mídia. Uma criação dessa só podia nascer de gênios como Lorenzo Semple Jr. e vários outros que contribuiram para a criação e produção de obras primas como Batman.