Vida Real: Morre Richard Dawson, de “Guerra, Sombra e Água Fresca”

Morreu na noite de sábado, 2 de junho, Richard Dawson. Aos 79 anos de idade, o ator foi vítima de uma parada cardíaca durante o primeiro tratamento de radioterapia para tratar um câncer no esôfago.

Dawson (de azul) e elenco de Guerra, Sombra e Água Fresca

No Brasil, Dawson ficou conhecido ao interpretar o cabo Newkirk, na série Guerra, Sombra e Água Fresca (1965/71), uma das maiores audiências da rede americana CBS. Já para os americanos, ele ficou mais famoso como apresentador de um game show chamado “Family Feud” (1976/85 – 1994/95), que apresentava duas equipes formadas por membros de uma mesma família que disputavam prêmios respondendo diversas perguntas.

“Family Feud”  também promoveu alguns encontros especiais, ao convidar atores que interpretavam membros de uma mesma família em uma série de tevê, tais como a família Robinson de Perdidos no Espaço, os Dukes de Os Gatões, os Braden de Oito é Demais, os Waltons e muitos outros.

Devido ao sucesso de “Family Feud”, Dawson foi convidado a interpretar um apresentador de game show no filme “O Sobrevivente” (The Running Man, 1987), estrelado por Arnold Schwarzenegger.

Guerra, Sombra e Água Fresca se passa durante a 2ª Guerra Mundial, no Campo 13, onde os prisioneiros dos alemães montam um esquema de espionagem, sabotagem e planos de fugas de membros da resistência e dos soldados aliados. O líder é o Coronel Hogan (Bob Crane, 1928-1978), que tem ideias mirabolantes para extrair informações do comandante do campo; o Coronel Klink e seu auxiliar o Sargento Schultz. Esse, por sua vez, é testemunha constante do que ocorre no Campo, mas como ele mesmo diz: “não vi nada, não sei de nada”. A “equipe” de Hogan conta com os oficiais LeBeau, um francês mestre da cozinha; Cabo Newkirk, um inglês mestre dos jogos de azar, mágico amador e falsário; Kinchloe, um americano negro que tenta em vão passar-se por alemão, mas que é mestre na operação de um rádio amador montado em uma caixa de madeira; e Carter, um americano meio “lento das ideias”, mas de bom coração.

Richard Dawson nasceu em 20 de novembro de 1932, em Gosport, Inglaterra, com o nome de Colin Lionel Emm.

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *