Vida Real: Morre o ator Russell Johnson, de ‘A Ilha dos Birutas’

Russell Johnson, o veterano ator que participou de filmes de ficção científica e faroestes antes de conseguir sólida fama como “O Professor”, no seriado cômico A Ilha dos Birutas, nos anos 1960, morreu nesta quinta-feira (16/01/14) aos 89 anos.

“Ele morreu às 5h21 de causas naturais, em casa, no Estado de Washington”, disse o agente Michael Eisenstadt, acrescentando que a mulher de Johnson e a filha estavam a seu lado.

russel-johnson

Russel Johnson em foto mais recente

A Ilha dos Birutas (Gilligan’s Island), criada pelo produtor Sherwood Schwartz, foi exibida em três temporadas na rede CBS, de 1964 a 1967, e atraiu ainda mais popularidade ao ser comercializada para outros canais. A comédia narra as aventuras de um grupo de turistas perdidos em uma ilha deserta do Pacífico Sul. Eles faziam um passeio quando uma tormenta fez a embarcação bater contra a ilha. Entre os náufragos estão Gilligan (Bob Denver), o Capitão (Alan Hale), um milionário (Thurston Howell) e sua mulher (Natalie Schafer), a estrela de cinema Ginger Grant (Tina Louise), o professor de ciências Roy Hinkley (Russell Johnson) e Mary Ann (Dawn Wells). A maioria dos episódios conta os esforços dos náufragos para fugir da ilha e sobreviver às dificuldades da vida selvagem ao ar livre.

Na série, o Professor é o homem que conserta tudo e fornece equipamentos a seus colegas náufragos. Aparentemente, não há nada que ele não pode fazer em termos de construir geradores, rádios de ondas curtas e outras engenhocas, usando pedaços de destroços e sucatas que encontrava na ilha. Mas, como Russell brincaria anos mais tarde, a única coisa que o professor jamais conseguiu foi consertar o buraco no fundo do  barco S.S. Minnow, para que o grupo pudesse voltar à civilização.

Russel Johnson era um condecorado veterano da Segunda Guerra Mundial, durante a qual teve o papel de artilheiro em um B-24 Liberator derrubado nas Filipinas em 1945. Era um ator ativo, mas pouco conhecido, quando foi escolhido para integrar o elenco da série cômica A Ilha dos Birutas. Atuou em faroestes, incluindo “Com a Lei e a Ordem” (1953), do qual participou o presidente Ronald Reagan, e filmes de ficção científica, como “A Ameaça Veio do Espaço”.

Antes de A Ilha dos Birutas, Johnson havia participado de diversos filmes e programas de TV. Seu currículo na televisão inclui 77 Sunset strip, Gunsmoke, Rawhide (Couro Cru), Caravana, O Cavaleiro Solitário, Além da Imaginação, Ben Casey, Hawaiian Eye e Death Valley Days.

Ele também apareceu em dezenas de filmes, incluindo “MacArthur, o general rebelde”, “A maior história de todos os tempos” e filmes cult entre os fãs de ficção científica como “Veio do espaço”. No western “Com a lei e a ordem”, de 1953, ele participou de uma troca de tiros com o astro do filme, Ronald Reagan.

Durante as três temporadas de A Ilha dos Birutas, exibidas pela CBS, críticos frequentemente classificaram a série de insípido. Mas, após seu cancelamento em 1967, ela ganhou gerações de novos fãs graças a reprises e filmes reunindo o elenco.

ilha-dos-birutas2

Parte do elenco de A Ilha dos Birutas: Alan Hale, Russell Johnson e Bob Denver

Um dos filmes mais recentes foi “Surviving Gilligan’s Island: The Incredibly True Story of the Longest Three-Hour Tour in History”, de 2001, no qual outros atores interpretavam os sete integrantes originais, enquanto Johnson e outros dois sobreviventes do antigo elenco narravam e relembravam o passado.

Em uma entrevista em 2004, Johnson analisou o apelo duradouro da série. “Os pais ficam felizes por seus filhos assistirem”, ele disse. “Ninguém se machuca. Não há assassinatos ou acidentes de carro. É apenas diversão boa, simples e ingênua – esse é o charme”.

Ele admitiu ter encontrado dificuldades em conseguir trabalhos após “A Ilha dos Birutas”, por ter ficado marcado como o professor. Mas ele não mantinha ressentimentos contra a série, e nos últimos anos ele e outros integrantes do elenco, incluindo Bob Denver, que havia interpretado o desastrado Gilligan, apareciam com frequência em convenções de fãs.

Johnson, Dawn Wells e Tina Louise eram os últimos integrantes do elenco ainda vivos. Wells interpretava Mary Ann Summers, uma jovem fazendeira em férias, e Louise era a sedutora estrela de cinema Ginger Grant.

Embora não tenha trabalhado muito após A Ilha dos Birutas, Johnson permaneceu em atividade até o final dos anos 1990, aparecendo em séries como My Two Dads, Dinastia e Newhart.

A Ilha dos Birutas foi exibida no Brasil em 1993/94 pelo canal TNT e, pela última vez, no canal pago TCM, entre 2006 e 2011.

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *