Vida Real: Morre Lou Scheimer, diretor dos estúdios Filmation

lou-scheimerQuem tem mais de 40 anos já deve ter assistido ou ouvido falar de desenhos animados como Viagem Fantástica, Viagem ao Centro da Terra, Jornada nas Estrelas – A Série Animada (lançada em DVD no Brasil) e de seriados como Capitão Marvel, A Poderosa Ísis, As Novas Aventuras do SupermanBatman, A Turma do Archie,  He-Man e She-Ra.

Lou Scheimer,  co-fundador do estúdio responsável por todas essas produções, a Filmation Studios, faleceu no dia 17 de Outubro, aos 84 anos. A saúde de Lou não estava muito boa. Passou por uma cirurgia cardíaca e foi diagnosticado com a doença de Parkinson.  Apesar de estar debilitado, Lou trabalhou até 2012, como assessor da Gang of Seven Animation.

Louis Scheimer  viveu em Pittsburgh, Pennsylvania, EUA. Foi ganhador dos Prêmios Emmy e Grammy pelo seu trabalho na Filmation.

Scheimer teve duas esposas. A primeira foi Jay Scheimer, com quem teve dois filhos. Ela morreu em 2009 e, no ano seguinte, Lou casou-se com Maryanne Wucher Scheimer, com quem ainda vivia.

Filmation

A Filmation era um tripé, formado por Lou Scheimer, Hal Sutherland e Norm Prescott. Eles se conheceram no início dos anos 1960, quando trabalhavam na produtora True Line. Em 1962, resolveram criar a produtora de animações para a televisão.

prescott-sutherland-scheimer

Prescott, Sutherland e Scheimer

Hal Sutherland era um desenhista da Disney e Norm Prescott um narrador (faleceu  em 2005).

Foram mais de 70 produções, que tornaram o estúdio como um dos maiores do mundo. Estão inclusas produções como Missão MágicaFaísca e Fumaça , Sabrina, Hardy Boys, Tarzan, Zorro, Super MouseFat Albert and the Cosby Kids (As Aventuras do Gordo Alberto), Faísca e Fumaça e outros.

A Filmation fez também muito sucesso produzindo versões animadas de séries de TV, como Meu Marciano Favorito, As Novas Aventuras de GilliganLassie Socorro, Jornada nas Estrelas e The Brady Kids.

A direção da empresa era feita por Scheimer, que também trabalhou como produtor, diretor, compositor e dublador. Scheimer e Norm Prescott ganharam o prêmio Daytime Emmy pela produção das animações de Jornada nas Estrelas Fat Albert and the Cosby Kids.

Em 1981, a Filmation foi comprada pela Westinghouse Electric Corporation, mas as atividades do estúdio se encerraria apenas em 1989, com a venda de parte de seu catálogo.

Veja algumas aberturas de produções da Filmation.




Share

Compartilhe

5 thoughts on “Vida Real: Morre Lou Scheimer, diretor dos estúdios Filmation

  1. Gil

    Insubstituível; a melhor forma de homenageá-lo: lançando (todos) os seus desenhos e suas produções aqui no Brasil (e com a dublagem antiga); … pra sonhar não paga né …

    Reply
  2. anselmo luiz

    mais uma grande perda este ano e 2013 não acabou,figuras do passado estão nos deixando,mas sempre estarão vivos em nossas mentes ,vão em embora mas ficam em nossa eterna lembrança,Adeus Lou Scheimer,vá com Deus !

    Reply
  3. jailson

    Poxa vida! Taí alguém que fez muito pela infância de muitos.

    Sem duvidas a tv fica um pouco mais triste depois dessa perda.

    Eu sou fã praticamente de todos os seus trabalhos.Isis, Capitão Marvel,Super Mause,tarzan etc…que pena!!!!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *