Vida Real: Morre James Arness, astro de Gunsmoke

O ator americano James Arness morreu no último dia 3, aos 88 anos. O anúncio foi feito por Chris Ender, porta-voz da CBS. Segundo o site oficial do ator, ele faleceu de causas naturais. Arness interpretou o delegado Matt Dillon na série Gunsmoke, exibida na tevê americana entre 1955 e 1975.

James Arness em Gunsmoke

Arness, nascido em Minneapolis em 26/05/1923, e irmão mais velho do falecido ator Peter Graves (do seriado Missão: Impossível), morreu de causas naturais em sua casa em Los Angeles, disse a sua ex-agente Trina Kaye.

Gunsmoke foi uma das séries mais longas na história da televisão dos Estados Unidos. O papel de  Matt Dillon foi o mais conhecido da carreira de Arness, já que o interpretou por 20 anos. Dillon é um xerife na empoeirada cidade de Dodge, no Kansas, velho oeste dos EUA. Ele foi indicado para o papel pelo seu amigo e mentor no showbiz, o astro de filmes John Wayne.

Quando Gunsmoke deixou de ser transmitida pela CBS em 31/03/1975, Arness tinha estabelecido o recorde de papel interpretado por mais tempo por um único ator em horário nobre. Ele fez os 635 episódios da série.

O feito seguiu único até que Kelsey Grammer conseguiu empatar o recorde 20 anos depois ao interpretar o psiquiatra Frasier Crane em duas comédias na NBC: Cheers e Fraiser.

Foto recente de James Arness

Gunsmoke nasceu na rádio CBS em 1952 com William Conrad, intérprete de Cannon e narrador, em dois episódios da série em 1973, como a voz de Matt Dillon. Gunsmoke estreou na televisão como a primeira de uma onda de séries adultas sobre o velho oeste que buscava retratar pistoleiros e vaqueiros de maneira que agradasse aos telespectadores mais velhos, em vez dos jovens.

O ator dizia que abandonou sua casa aos 18 anos, pegando carona em trens de carga e navios. Ele foi ferido na Segunda Guerra Mundial, então foi para Hollywood, onde atuou em mais de 20 filmes, entre eles “O monstro do Ártico” (1951) e “Na sombra do disfarce” (1953), antes de conseguir seu papel no seriado.

Assista à abertura de Gunsmoke dublada em português.

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *