Vida Real: Morre Dean Jeffries, criador de veículos famosos da TV

Morreu no dia 5 de maio, aos 80 anos, Dean Jeffries, responsável pela criação de dois memoráveis veículos das séries de TV dos anos 1960, como Monkeemobile (Os Monkees) e Beleza Negra (O Besouro Verde).

dean-jeffriesFilho de um pai mecânico, Edward “Dean” Jeffries nasceu em Compton (Califórnia), em 1933, mas se criou em Lynwood. Serviu o exército americano durante a Guerra da Coréia e, graças ao conflito, ficou durante algum tempo em Sanhoffen, na Alemanha, onde conheceu um pintor de pianos, especialista na arte de fazer filetes (pinstriping). Aprendeu a técnica e filetou de ponta a ponta um carro Horch, o qual havia comprado para se deslocar na Europa. Quando voltou aos EUA, em 1953, conheceu o artista Von Dutch e passou a trabalhar com ele, ganhando o apelido “The Modern Painter”.

Nessa época Jeffries conheceu um piloto de Fórmula Indy e começou a pintar carros de corrida. Também trabalhou por encomenda para o famoso customizador de carros George Barris, fazendo a decoração do famoso Porsche 550 Spyder do ator James Dean.

Além de pinturas de capacetes de pilotos, começou a fazer alterações de design automotivo em 1957. Em 1962, customizou para a Ford um Cougar 406, com portas tipo asa de gaivota, que foi utilizado em “Under the Yum Yum Tree”, um filme da Columbia Pictures estrelado por Jack Lemmon e Paul Lynde. A partir disto, Jeffreys passou a customizar carros para o cinema e televisão.

Em 1966, foi contratado pela rede ABC para produzir o Batmobile (Batmóvel) da série televisiva Batmanestrelada por Adam West e Burt Ward. O customizador começou a reestilizar a frente e aumentar o tamanho dos rabos de peixe de um Cadillac 1959, mas os produtores da série o procuraram de novo, informando que o prazo para entrega havia sido reduzido para 10 dias. Como não seria possível cumprir a meta, Jeffries abriu mão da encomenda, que foi repassada para o customizador George Barris. Este, por sua vez, contratou Bill Cushenberry, o qual, realizando mínimas alterações no Lincoln Futura, entregou o carro na data estipulada.

Beleza Negra

Beleza Negra em O Besouro Verde

Mais tarde, a Fox fez outro convite a Jeffries. Ele modificaria um Chrysler Imperial, que ficaria conhecido como Beleza Negra da série O Besouro Verde (1966/67). Ainda em 1966, seria a vez de Jeffries trabalhar em um Pontiac GTO conversível, que ficaria conhecido como o Monkeemobile da série musical Os Monkees.

Depois de um bom tempo na carreira, Jeffries também passou a trabalhar como dublê em cenas de perseguições automobilísticas e chefe de equipes de dublês. “Estrelou” filmes como “Honky Tonk Freeway” e “The Blues Brothers” (Os Irmãos Cara de Pau).

Em 2009, foi publicada a biografia “Dean Jeffries: 50 Fabulous Years in Hot Rods, Racing & Film”, escrita por Tom Cotter.

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *