Vida Real: Criador da Família Addams faria 100 anos

O cartunista Charles Addams

No último dia 7 de janeiro o criador de uma das mais bizarras famílias da televisão completaria 100 anos se estivesse vivo. O cartunista Charles Addams nasceu em 1912, em New Jersey (EUA) e aos 21 anos começou a publicar suas tiras cômicas com medonhos personagens que mais tarde foram adaptados na televisão e cinema com seu sobrenome: nascia A Família Addams.

A primeira revista a dar espaço para as mórbidas criações do artista foi a The New Yorker, que em 1936 começou a publicar imagens do advogado – que tinha como passatempo explodir coisas -, da mulher Mortícia, das crianças assassinas, da criatura irreconhecível que não tem membros e outros personagens que ficaram eternizados.

O grande trunfo de Charles Addams foi retratar o mundo macabro inspirado em Frankenstein com alta dose de humor. Os protagonistas são horripilantes, mas carismáticos e agradam principalmente às crianças até hoje.

Para comemorar o centenário do artista, que faleceu em 1988, o site de buscas Google utilizou durante todo o dia 7 uma logomarca especial (foto), com desenhos da Família Addams.

Imagem utilizada pelo buscador Google para homenagear Charles Addams

Em março de 2012, deve chegar a São Paulo uma versão brasileira de um musical da obra, que é interpretado na Broadway desde 2010.

Na série A Família Addams (The Addams Family, 1964/66), o clã vive em uma mansão gótica e é o oposto de todos os valores de felicidade que a sociedade impõe. A família Addams é comandada pelo casal Gómez e Mortícia que tem dois filhos: Vandinha (Wednesday) e Feioso (Pugsley). Tio Chico, o mordomo Tropeço (Lurch), Vovó Addams, Mãozinha (que fica dentro de uma caixa), prima Melancolia, tia Ofélia e o primo Coisa (Itt) também fazem parte do clã Addams. Eles são muito ricos e independentes, por isso, são perseguidos por pessoas que ambicionam a fortuna que possuem.

Elenco da série original de A Família Addams

Mortícia e Gómez formam um casal muito apaixonado e frequentemente dançam tango ao som de Vic Mizzy. A série original possui 64 episódios em preto-e-branco, divididos em 2 temporadas. Em 1998, uma nova série estreou na televisão e, apesar de ter como base a série original, foram incorporados elementos modernos, novas piadas e referências.

Em 1973, os estúdios Hanna-Barbera produziram uma versão animada da série A Família Addams, trazendo os mesmos personagens e fazendo bastante sucesso. Em 1992, surgiu outra versão animada.

A franquia Família Addams chegou a ter três filmes no cinema (1991,93, 98). O primeiro e o segundo têm o mesmo elenco e estão interligados. Já o terceiro filme já tem um enredo a parte.

A Família Addams chegou a ser lançada em DVD no Brasil pela Universal Home Video e foi exibida pela última vez no bloco “Nick at Nite do canal Nickelodeon, entre 2006/08.

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *