Televisão: Tooncast estreia na VivoTV para São Paulo

A partir de 17/12/2012 , os assinantes paulistas da operadora VivoTV, na tecnologia por satélite (DTH), passam a receber o canal Tooncast, que entra na posição 365, em substituição ao canal Infinito.

O Tooncast oferece 24 horas de animação, reunindo produções originais dos estúdios Cartoon Network (como O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo e As Meninas Superpoderosas), além de personagens clássicos dos estúdios Hanna-Barbera, Warner Bros., Filmation e MGM (como Os Flinstones, Jonny Quest, Popeye, Rocky & Bullwinkle e He-Man).

O canal estreou em dezembro de 2008 para toda a América Latina e ganhou o estigma de “raro” por sofrer com baixa distribuição nas operadoras de TV paga brasileiras. A Sky e Net, por exemplo, não distribuem o canal. Atualmente, o Tooncast está disponível na Oi TV, Nossa TV, CTBC, ClaroTV e GVT.

Tooncast Continua no Brasil?

Continua indefinido o futuro do canal Tooncast no Brasil. De acordo com a lei 12.485/11,  os canais de TV por assinatura devem passar a exibir de 2h20 semanais de conteúdo brasileiro no horário nobre a partir de setembro de 2012. Em 2013, esse tempo sobre para 3h30 por semana.

Com isso, em agosto, a empresa norte-americana Turner Broadcasting System, responsável pela programação e distribuição do canal Tooncast, entrou com um pedido na Ancine – Agência Nacional do Cinema para que o Tooncast fosse dispensado da obrigatoriedade de exibir conteúdo nacional em parte de sua programação.

De acordo com a Turner, a transmissão do Tooncast é única e pan-regional, ou seja, todos os países da América Latina recebem o mesmo sinal. Apenas o idioma é selecionado por cada operadora que o distribui. Com isso, seria muito oneroso à empresa ter de incluir conteúdo brasileiro em uma faixa e ter que dublá-lo ou legendá-lo para que outros países também possam assisti-lo.

Também foi solicitada a consideração de que o canal Tooncast veicula 100% de conteúdo animado clássico, sendo raros os conteúdos brasileiros com este perfil. A empresa declarou que se mantida a obrigação de veicular conteúdo brasileiro, “será inviabilizada a continuidade de distribuição do canal Tooncast para o Brasil”.

A Ancine divulgou no dia 8 de novembro de 2012 a lista atualizada com a classificação dos canais de programação qualificada, credenciados pela agência. O Tooncast classificou-se como “conteúdo infantil e adolescente” e, até o momento, não está  dispensado de cumprir a cota com programação nacional pela Ancine.

Clique aqui para saber mais sobre todas as mudanças inseridas na lei 12.485/11.

Share

Compartilhe

2 thoughts on “Televisão: Tooncast estreia na VivoTV para São Paulo

  1. Raphael

    E alguém ainda acredita que não existe censura no Brasil?
    O projeto do PT é chegar ao poder e, uma vez lá, se eternizar, numa ditadura fascista, nos moldes de Chávez e Kirschner.
    Alô, Brasil, acorda, nação! Cuidado com o barbudo mafioso, gente!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *