Televisão: Mais assinantes de TV paga terão acesso a séries e desenhos antigos

Já está em vigor a segunda etapa da nova Lei da TV Paga, de nº 12.485/11, chamada SeAC – Serviço de Acesso Condicionado. Desde 1º de novembro, as operadoras de TV paga têm obrigação de mudar seus pacotes e incluir mais canais brasileiros, de acordo com especificações dadas pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Na lista de determinações, consta a obrigatoriedade de carregamento de emissoras cuja programação contenha pelo menos 12 horas diárias de produção brasileira independente. Emissoras que disponibilizem cerca de três horas de conteúdo nacional diário no horário nobre também devem ser incluídas.

Com isso, algumas emissoras abertas e pagas estão sendo beneficiadas, como é o caso da Rede Brasil de Televisão (RBTV), bem conhecida do público saudosista, já que exibe diversas séries e desenhos animados.

Até o momento, duas operadoras já passaram a retransmitir a RBTV: Vivo TV (canal 237) e Oi TV (139). A única operadora que já cumpre a lei na sua totalidade é a Vivo TV. Todas as demais declararam interesse em cumprir imediatamente as cotas, ainda que ainda não tenham feito em sua integridade. O que se mostra como maior impedimento são as questões técnicas e as negociações pelos canais.

A Ancine declarou que não irá abrir excessões caso não encontre impossibilidades técnicas para disponibilização de canais e que já era para ter resolvido os problemas envolvidos tendo em vista que a lei do SeAC foi aprovada há mais de um ano. A agência declarou que irá fiscalizar o cumprimento da Lei e em caso de desacordo, será feito uma notificação e a operadora terá até 30 dias para se adequar às regras. Se seguir o descumprimento após os 30 dias, inicializa multas e podendo até a ter o sinal tirado do ar.

A RBTV pode ser sintonizada em várias cidades via sinal UHF, inclusive em São Paulo, pelo sinal digital 10.1 (canal físico 56, que ainda opera com baixa potência). Quem possui antena parabólica analógica também pode ver a RBTV. Clique aqui para detalhes de como sintonizar a Rede Brasil de Televisão.

Na grade de programação, a RBTV traz, entre outros programas, os desenhos animados Mr. Magoo, She-Ra, He-Man, Caverna do Dragão, Speed Racer, Thundercats e Gato Félix. Entre as séries exibidas, Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, CHiP’s, O Túnel do Tempo, O Elo Perdido, Zorro, Os Monkees, Daniel Boone, Ultraseven, entre outras.

Lista de Canais

A Anatel determinou que todas as operadoras de TV por assinatura via satélite passem a transmitir 14 canais da TV aberta. São eles: MTV Brasil, Mix TV, Canção Nova, TV Aparecida, Globo, Band, CNT, Record, Record News, SBT, Rede Brasil, Rede Internacional de Televisão (RIT), Rede Vida e Rede TV!.

Share

Compartilhe

6 thoughts on “Televisão: Mais assinantes de TV paga terão acesso a séries e desenhos antigos

  1. Claudia rocha

    Sou assinante da Claro Tv e estou gostando muito da RBTV. Só há uma reclamaçao: A sinopse nem sempre é disponível e quando está NUNCA é de acordo com o que se assiste. Há uma desintonia TOTAL, o que acho lamentável. No mais, tem uma excelente programação retrô, para nostágicos inveteranos, assim como eu.

    Reply
  2. Francelir

    Sou assinante da OITV e assisto a RBTV, só que ultimamente o horário pago esta em demasia, com propaganda por horas seguidas. Isto é programação Brasileira Independente?

    Reply
  3. MAGALI

    sou assinante da net e não tem RBTV na grade de programação da grande São Paulo capital.
    O que fazer

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *