O público da TV americana continua amando Lucy. O programa que liderou a audiência nos Estados Unidos na sexta-feira (20/12/13) foi uma junção de dois capítulos de I love Lucy, remasterizados e colorizados especialmente para a apresentação especial da rede CBS, mais de 50 anos após a primeira exibição.
Nada menos que 8,65 milhões de pessoas sintonizaram o especial natalino, informou o instituto Nielsen. A exibição também movimentou as redes sociais, rendendo muitos elogios de aprovação e a constatação de que a série continua engraçada, mesmo depois de meio século. Apesar de colorizado, a opção por cores desbotadas manteve a aparência vintage da produção, mantendo seu charme na opinião da maioria dos usuários do Twitter.
Um dos episódios é um especial de Natal que tinha sido dado como perdido, mas foi encontrado em 1989. O outro é “Italian movie”, um clássico em que Lucy viajou para a Itália e amassou uvas com os pés. A CBS pediu permissão para os filhos de Lucille Ball e Desi Arnaz — os atores Desi Arnaz Jr. e Lucy Arnaz — para que a rede pudesse colorizar os episódios para serem exibidos no horário nobre.
O sucesso agora foi tão estrondoso que a CBS estaria disposta a preparar mais material de arquivo. I love Lucy foi a pioneira no formato sitcom, vivo e disposto até hoje. Na época de sua exibição (de 1951 a 57), a série também liderava a audiência.
I Love Lucy foi ao ar nos EUA pela rede CBS, entre 1951/57, em preto e branco. Foi a primeira sitcom da televisão e influenciou todas as que vieram depois. Primeira comédia a ser filmada com três câmeras e uma audiência ao vivo, foi o terceiro programa mais visto dos EUA durante sua primeira temporada. E, a partir de então, manteve-se em primeiro lugar de audiência em quase todas as suas temporadas seguintes.
Lucille Ball e Desi Arnaz, o casal protagonista, eram realmente marido e mulher. Em I Love Lucy, interpretam a ruiva Lucy e o cubano Ricky Ricardo, um casal que vive em um modesto apartamento de Nova York administrado por seus amigos Fred e Ethel Mertz. Lucy é uma dona-de-casa que sonha em triunfar no show business, enquanto Ricky lidera o grupo musical do Tropicana Club. Juntos, se envolvem nas mais divertidas e ridículas situações, mas sempre terminam abraçados e pedindo perdão.
Aqui no Brasil, foram lançadas em DVD apenas as três primeiras temporadas, faltando ainda mais três.
Abaixo, veja uma chamada da CBS para exibição especial de I Love Lucy no último dia 20, com trechos dos episódios colorizados.