Televisão: Canal TCM exibirá desenhos de A Pantera Cor-de-Rosa

Em março, o canal pago TCM, especializado em séries e filmes clássicos, estreia em sua grade a série animada A Pantera Cor-de-Rosa. As exibições começam dia 17 de março e serão vistas de segunda à sexta, às 21h30, e de domingo à quarta, logo após ao filme das 22h.

O canal ainda não divulgou sua grade de programação de março, mas pelos horários de exibição de A Pantera Cor-de-Rosa, haverá mudanças na grade.

pantera-cor-de-rosa-tcmMuitos fãs do canal têm reclamado da falta de estreias no TCM. De dois anos para cá, elas foram raras e o volume de reprises é grande. Atualmente, o TCM exibe apenas quatro séries clássicas (Miami ViceKung FuOs Pioneiros e Bonanza), sendo que no passado eram mais de 10, simultaneamente.

O portal RetrôTV está de olho em maiores informações sobre a grade de março do TCM. Em breve, traremos novidades.

Clique aqui para ver a grade de janeiro do TCM.

A Pantera Cor-de-Rosa

A Pantera surgiu na abertura do filme do diretor Blake Edwards “A Pantera Cor-de-Rosa” (abril de 1964), com Peter Sellers. O título do filme se refere a uma joia e, para os créditos de abertura, foi criado um desenho animado pela dupla Friz Freleng e David DePatie, protagonizado por uma pantera de cor rosa como uma ilustração metafórica do diamante, roubado na trama. O sucesso dessa abertura (juntamente com o filme), fez com que a Pantera se transformasse num personagem autônomo no universo da animação, com a estreia da série animada A Pantera Cor-de-Rosa, oito meses depois, em dezembro do mesmo ano.

A particularidade é que a Pantera é não fala e expressa-se com os outros personagens coadjuvantes apenas por pantomima, ou seja, arte ou ato de expressão por meio de gestos ou mímica. Porém, contraditoriamente, houveram alguns poucos episódios da série clássica em que a Pantera chegou a falar. Há uma série mais recente em que a Pantera fala em todos os episódios, porém, o desenho perdeu toda a caracterização da série original.

As histórias são sempre movidas pelo irresistível tema musical “jazzístico” do maestro Henry Mancini. Essa é a maior genialidade do desenho, pois sem diálogos entre os personagens, suas histórias contam com a força da ação, que sempre está bem caracterizada através do comportamento, da expressão gestual e da já citada sonoplastia eficiente. Tais elementos, somados aos cenários estilizados, cores quentes e gags surrealistas, proporcionaram que os desenhos trouxessem um pouco de inteligência à massa que assistia tevê.

O clássico traz aventuras de uma charmosa pantera (macho) em suas mais variadas situações. Ela incorpora vários personagens e muitas vezes, é ela mesma. É um personagem atemporal, pois pode aparecer no presente, passado ou futuro, chegando até a contracenar com importantes personagens da história mundial. Geralmente, suas aventuras giram em torno de conflitos e disputas com outros animais ou com um homem caricato, baixinho e narigudo, que não tem nome.

Roubam sua comida, não a deixam dormir ou mesmo a querem adotar como pai. Mas a Pantera também procura por grandes aventuras, como pilotar aviões, se alistar no exército etc. Tem ideias próprias como quando quis construir uma casa seguindo sua própria planta ou quando quis plantar flores rosadas. Outras vezes é ingênua, como quando ajudou um ladrão, num episódio sensacional. Sua auto-suficiência como personagem é tanta que protagonizou até mesmo episódios psicodélicos.

Share

Compartilhe

10 thoughts on “Televisão: Canal TCM exibirá desenhos de A Pantera Cor-de-Rosa

  1. Jorge T

    Enfim, uma boa notícia!
    Espero que sejam exibidos, também, os demais desenhos Depatie Freleng: A Formiga e o Tamanduá, O Inspetor, A Cegonha Perna Fina, Toro e Pancho, Bom-Bom Mau-Mau, O Poderoso Cachorrão, A Cobrinha Azul…

    Reply
    • Edson

      Seria maravilhoso se além da Pantera também voltassem os desenhos que envolvem sua turma como os citados acima.

      Reply
  2. Lucas Rocha

    Infelizmente, o TCM está totalmente descaracterizado chegando a exibir um certo “TCM ama os anos 90”, numa prova de que o canal não mais respeita o público ao qual deveria ser destinado, o dos admiradores dos grandes clássicos antigos. Lamentável, pouco vale a pena assistir nesse canal.

    Reply
  3. Jorge Lima

    o TCM brasileiro não faz jus ao seu potencial.Cadê filmes do cary grant? Cadê filmes do james dean? Cadê filmes do montgomery clift?

    Reply
  4. Ronaldo H M da Silva

    Me lembro bem das aventuras dessa pantera. È um desenho clássico que atingia todas as idades. Mesmo o desenho sendo mudo, conseguia transmitir todas as ideias e informações através de sua linguagem própria.

    Reply
  5. Jair canhoni

    NÃO FIQUEM MUITO FELIZES , SÓ FALTA PASSAR O DESENHO DA PANTERA … LEGENDADO !!! UMA VERDADEIRA FALTA DE RESPEITO PELO PUBLICO E PARA COM OS FÃNS …

    Reply
  6. Jair canhoni

    Uma Lista De Seriados Clássicos Que O Tcm Deveria Passar : Viagem Ao Fundo Do Mar , Terra De Gigantes , Daniel Boone , O Homem Do Fundo Do Mar , Trovão Azul , Geminiman , Lancer , Laredo , Paladino Do Oeste , Dois Contra O Oeste , Vegas , O Homem De Seis Milhões De Dólares , O Agente Da Uncle , Espaço 1999 , O Homem-Aranha ( 1977 ), Gusmoke , Zorro , Laramie , Moto-Laser , Operação Resgate , James West , Persueders , Viagem Fantástica , Xerife Lobo , Carro Comando , Os Waltons , Tarzan , Aventura Submarina , Perdidos No Espaço , O Homem-Invisível , Quinta Dimensão , Starsky E Hutch , Projeto Ufo , Thunderbirds , Joe 90 , Stingray , Capitão Escarlate , Manimal , Automan , Muppet Show , Lancelot Link , Jim Das Selvas , Havaí 5-0 , Guerra Sombra E Água Fresca , O Fugitivo , Flipper , A Fuga Das Estrelas ( Logan´S Hun ), O Elo Perdido , Duro Na Queda , O Planeta Dos Macacos , Águia De Fogo E Tantos Outros … Malditos Direitos Autorais De Exibição E Cota De Horarios , Sem Falar Na Sensura Atual Brasileira … Seriados Fantásticos , Que Devido A Burrice Da Tv Brasileira E Da Falta De Respeito Das Distribuidoras … Ficam No Esquecimento … Dublagens Perdidas , Redublagem Ruim E A Tv Passando Somente Coisas Sensacionalistas …

    Reply
  7. Jair canhoni

    EU FICO P… DA VIDA COM A FALTA DE RESPEITO IMPOSTA PELAS TVS ABERTAS E TVS PAGAS ,SÓ PASSA LIXO ,LIXO REPETITIVO E SENSACIONALISMO BARATO … CADÊ OS SERIADOS VIAGEM AO FUNDO DO MAR , JAMES WEST ,AUTOMAN , MOTO-LASER , CARRO-COMANDO , GEMINIMAN , O HOMEM DO FUNDO DO MAR , TROVÃO AZUL , MANIMAL , PERSUEDERS , ESPAÇO 1999 , AS SUPER GATAS , OS MONSTROS … CADÊ OS DESENHOS DANGER MOUSE , O JUDOCA , FANTOMAS , SUPERDÍNAMO ,JORNADA NAS ESTRELAS , PLANETA DOS MACACOS , HOMEM-ELÁSTICO , OS TREMENDÕES … E FILMES DA DÉCADA DE 40 , 50 , 60 , 70 ,80 … TUDO JOGADO NO LIXO , EMISSORAS DE TV QUE NÃO TEM MEMÓRIA E NEM RESPEITO PELOS TELESPECTADORES .

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *