Televisão: Bozo e seu desenho animado voltam ao SBT

O palhaço Bozo voltou de surpresa ao SBT na segunda-feira, 03/12. O personagem, que se tornou ídolo das crianças do Brasil nos anos 1980, reapareceu no programa “Bom Dia & Cia”, ao lado de Priscilla Alcântara. Ele entrou no lugar de Yudi Tamashiro como um dos novos apresentadores oficiais do programa matinal.

Reestreia do Bozo no SBT

Segundo a gerente de comunicação do SBT, Bozo continuará no comando da atração infantil, que vai ao ar diariamente das 9h às 12h45, pelo menos até o fim de dezembro. Em janeiro, está marcada a estreia do programa “Show do Bozo”.

Bozo é um palhaço americano, criado por Alan W. Livingston para lançar discos infantis nos EUA em 1946. Mas o personagem só foi estourar quando Larry Harmon, um dos atores contratados para vivê-lo em eventos promocionais, decidiu comprar os direitos de Bozo e negociá-los com a televisão, criando programas e até desenhos animados. Harmon se tornou o licenciador global do palhaço, que chegou a ser exibido em mais de 200 emissoras de TV pelo mundo, mas perdeu força no final dos anos 1990 e praticamente sumiu após a morte do empresário, em 2008.

Ícone infantil por conta do cabelo vermelho, dos bordões e das brincadeiras, Bozo foi responsável por alavancar a audiência da TV de Silvio Santos durante 10 anos. As principais atrações do quadro eram: “Bozo Memória”, “Bozo Corrida”, “Cocó Corrida” e a “Batalha Naval”. Os fãs ligavam para o palhaço e participavam da atração por meio do  número 236-0873. Os telespectadores concorriam a prêmios.

O personagem teve cerca de 12 intérpretes no Brasil, até ser aposentado por Sílvio Santos em 1991. A volta de Bozo acontece num momento em que o palhaço está desempregado nos demais países em que foi licenciado.

O palhaço Bozo foi reproduzido em mais de 200 países. A assessoria do SBT não revelou o nome do intérprete do atual Bozo. Segundo a emissora, a identidade é mantida em segredo por “questões contratuais”.

Desenho Animado

Uma grande surpresa na semana de “esquenta” do palhaço Bozo foi a reestreia do desenho animado Bozo, produzido em 1959 pela Larry Harmon Productions.

As histórias mostram aventuras do palhaço juntamente com seu companheiro, o Garoto Juca (Butchy Boy). No Brasil, o desenho foi apresentado dentro do “Programa Bozo”, inicialmente na TV Record e depois na TVS/SBT.

Para as novas exibições, o SBT recebeu novas cópias do desenho, todas remasterizadas. A dublagem teve de ser refeita em quase todos os episódios, já que a dublagem original dos estúdios ComArte/Maga já não apresentava boas condições. Foram recuperadas as dublagens de apenas quatro episódios.

O estúdio responsável pela redublagem é a RioSound e o diretor dos trabalhos é Peterson Adriano, que se preocupou em aproximar o trabalho ao o máximo com a antiga dublagem.  Adriano também empresta sua voz ao Garoto Juca.

Abaixo, assista a um episódio remasterizado de Bozo.

Share

Compartilhe

4 thoughts on “Televisão: Bozo e seu desenho animado voltam ao SBT

  1. DanAQ

    Alô Criançada, o BOZO chegoooou.
    Trazendo produtos pra você e a vovó…
    Estamos vendendo, com muito LUCROOOO..
    1, 2, 3 e COMPRE JÁ.

    Acorda povo, ACOOOORDAAAAA.

    Este programa tem classificação indicativa de 10 anos.
    As novelas mexicanas no mesmo canal a partir das 14:30, são de censura livre.
    Deveriam passar as novelas de manhã e o “programa infantil” a partir da 18:00.

    1961 – través de decreto federal, o intervalo comercial é fixado em três minutos e os menores de 18 anos não podem

    participar em programas de debates.
    1963 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D52795.htm (Obs.: 1/4 da programação)
    1971 – O Ministério das Comunicações regulamenta a exibição de comerciais de 3 minutos para cada quinze minutos de

    programação. (Obs.: 1/5 da programação)

    LEMBRANDO QUE…

    DECRETO No 52.795, DE 31 DE OUTUBRO DE 1963.
    Aprova Regulamento dos Serviços de Radiodifusão.
    CAPÍTULO II
    Da finalidade dos serviços
    Art 3º Os serviços de radiodifusão tem finalidade educativa e cultural, mesmo em seus aspectos informativo e

    recreativo, e são considerados de interêsse nacional, sendo permitida, apenas, a exploração comercial dos mesmos, na

    medida em que não prejudique êsse interêsse e aquela finalidade….
    CAPÍTULO II
    DA PROGRAMAÇÃO
    Art 67. As concessionárias e permissionárias de serviços de radiodifusão, observado o caráter educacional dêsse

    serviço, deverão na organização dos seus programas, atender entre outras às seguintes exigências:
    1. manter um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a irradiação de espetáculos, trechos musicais cantados,

    quadros, anedotas ou palavras contrários à moral familiar e aos bons costumes;
    2. limitar a um máximo de 25% (vinte cinco por cento) pelo horário da sua programação diária, o tempo destinado à

    publicidade comercial;
    3. destinar um mínimo de 5% (cinco por cento) do horário de sua programação diária para transmissão de serviço

    noticioso…

    No mais é um serviço (ou bem) público confiado a eles (Silvio, Roberto, Edir, entre outros) que não são donos do

    espectro eletromagnetico, nem dos meios e nem dos equipamentos para transmisão

    TV aberta não é loja. quer vender, que vá trabalhar num a loja, “artistas” MERCENÁRIOS.

    Reply
  2. Ambrósio

    Tentarei gravar esses 4 episódios com a dublagem original, os demais passarei longe, pois sempre repudiei qualquer tipo de redublagem. Por sinal, essa história de que a dublagem original não está em boas condições, é uma mentira descarada. Pelos meus cálculos, o desenho do Tarzan deixou de ser exibido antes do desenho do Bozo, mesmo assim a dublagem original do Tarzan ressurgiu com excelente qualidade. Na verdade o SBT evita colocar no ar qualquer material produzido pelo antigo núcleo de dublagem da TVS (com exceção do Chaves). Cabe ao RetroTV investigar o motivo e exigir melhor postura da emissora em relação às dublagens originais.

    Reply
    • carlos dimitris

      nao é culpa do SBT. vc viu como estao em pessimo estado varios programas antigos do bozo. no festival 30 anos deu pra perceber o estado de algumas fitas. apesar do sbt ta fazendo um esforço tremendo pra poder digamos melhorar o material de arquivo muita coisa se perdeu devido a enchete de 91 🙁

      Reply
  3. MARCIO

    o ator que faz o bozo é o reverendo e pastor ARLINDO BARRETO ex ator de pornochanchadas dos anos 70 quando largou do cinema assumiu contrato com o SBT nos anos 80 filho da atriz Marcia sde Windsor falecida nos anos 80 epoca em que ele interpretava o palhaço , com o sofrimendo da perda de sua mae , se envolveu com drogas , é o famoso palhaço que cheirava coca , quando quase morreu ao escorregar no chuveiro e se machucar no box perdendo quase todo o sangue , e devido a muitas faltas no canal foi demitido apos 3 temporadas , depois de ir ao fundo do poço conheceu a palavra de Deus e se envolvei pelo mundo , foi ao estados unidos onde se graduou em teologia e deu aulas por lá , hoje ele é diretor e redator de patati e patata , e agora volta ao papel do palhaço bozo
    pra mim de longe os melhores interpretes do bozo foram Luiz Ricardo e Arlindo Barreto (era o mais animado) agora ele tem mais de 60 anos

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *