Televisão: Band traz Popeye na Semana da Criança

Para animar a “Semana da Criança”, a Band promove um festival Popeye com a exibição de histórias selecionadas na longa lista de episódios da famosa animação.

Os episódios foram produzidos pela Hanna-Barbera, com o título O Novo Show do Popeye (The All New Popeye Show, 1978-81). Nesta série, que contou com 37 episódios, o herói voltou a usar seu uniforme azul marinho com três botões amarelos e manteve o boné branco da marinha, que usava nos anos 1950 e 60.

Além de Popeye, a Band exibirá as séries juvenis True Jackson VP, Kenan & Kel como atrações da “Semana da Criança”, a partir desta segunda (8) até sexta (12), às 15h. Os episódios de Popeye entram às 15h50, horário do programa “Muito +”, de Adriane Galisteu, que enfrenta baixa audiência. Para correr atrás do prejuízo dos últimos meses, a emissora decidiu investir na força do espinafre e do público infantil. A mudança, segundo a Band, é apenas para comemorar a semana da criança. Mas, nos bastidores, o comentário é outro. O motivo seria estratégico. Se o desenho der mais audiência que a atração comandada por Galisteu, ele pode se tornar fixo na grade, a partir do ano que vem.

Popeye é um personagem criado em 1929, pelo cartunista Elzie Crisler Segar. Sua primeira aparição foi na revista Thimble Theater, inicialmente como personagem coadjuvante. Em 1933, ganhou sua versão animada para a televisão.

Com tatuagens pelo braço, o inseparável uniforme de marinheiro, um cachimbo pendurado na boca e uma eterna expressão de mau humor, Popeye conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. Ao lado de personagens fixos, como Olivia Palito, sua namorada; e Brutus, seu arqui-inimigo, as histórias de Popeye sempre são movimentadas, engraçadas e pontuadas pelo bordão: Macacos me mordam!

E quando o perigo aparece, Popeye usa arma secreta: uma lata de espinafre. É nesse momento que o marinheiro mais querido da tevê tem sua força triplicada e se prepara para briga, fazendo com que o inimigo da vez fuja o mais rápido possível.

A produção dos episódios já passou pelas mãos de diversos estúdios, entre eles o Fleischer, Hanna-Barbera, King Features Syndicate e Paramount. Além dos episódios em animação, em 1980 foi produzido um filme live-action com Robbie Williams no papel do marujo.

Vencendo os perigos, brigando com malvados, salvando a namorada, soltando seus jargões, ou simplesmente curtindo sua vida no mar, Popeye vem agradando crianças e adultos de diversas gerações. Ele é a inspiração de diversos desenhos mais recentes como Padrinhos Mágicos, Bob Esponja e Meninas Superpoderosas.

Os canais Tooncast e Gloob atualmente exibem a série de Popeye que fora produzida pela King Features Syndicate entre 1960/62.

Genndy Tartakovsky, criador das animações Samurai Jack e Laboratório de Dexter, vai comandar uma nova adaptação de Popeye para o cinema. Desta vez, em computação gráfica. O diretor é responsável pela animação “Hotel Transilvânia”, que acaba de estrear nos cinemas.

DVD

O Novo Show do Popeye foi lançado em DVD no Brasil pela Warner Home Video em junho de 2008. É raro ter alguma loja que o tenha em estoque. Encontramos uma aqui.

DVD Popeye e Amigos, lançado em 2008 pela Warner

Share

Compartilhe

2 thoughts on “Televisão: Band traz Popeye na Semana da Criança

  1. Raphael

    Obrigado, Band, essa é a melhor temporada do Popeye. Quem sabe seja o começo da Band no resgate de desenhos clássicos, como Rabugento, Homem Elástico, Os Impossíveis que já brilharam na tela da emissora!

    Reply
  2. MAURICIO

    CONCORDO A BAND PODERIA MESMO RESGATAR OS GRANDES DESENHOS E SERIADOS CLÁSSICOS DO PASSADA. AINDA BEM QUE VOLTOU, O PROGRAMA DA GALISTEU REALMENTE NÃO AGREGA NADA, É DE MUITO MAL GOSTO, É UMA CÓPIA DO TV FAMA, ABRAÇOS A TODOS E VIVA A BAND.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *