RetrôTV: Site festeja 10 anos no ar

Neste 1º de janeiro de 2011, o site RetrôTV completa 10 anos no ar. O portal, especializado nas séries e desenhos animados produzidos até o início dos anos 1980, teve 50 edições, trazendo diversas matérias especiais sobre estes programas, notícias sobre atores, reestreias na tevê, lançamentos em DVD, informações sobre dublagens, promovendo um grupo de discussão, ativo até hoje no Yahoo Grupos, e um outro no Orkut.

A história dos logos

Infelizmente, nos últimos dois anos, o segmento “retrô” televisivo sofreu uma boa “esfriada”. Poucas estreias na tevê e poucos lançamentos em DVD causaram uma grande diminuição no volume de “últimas notícias” em nosso site. As notícias mais frequentes tem sido sobre óbitos de atores, uma pena. Recebemos muitas críticas sobre a falta de atualização no portal neste 2010, e com razão! Além da já mencionada falta de novidades, outras atividades me tomaram o tempo este ano. Mas, para 2011, estamos preparando algumas novidades. Pretendemos retomar gradualmente as atualizações e colocar no ar um novo portal, uma nova “cara”, que vai deixá-lo mais agradável de navegar e mais atualizado com as novas tendências do design de web.

Há cerca de 11 anos, os primeiros sites pessoais estreavam na internet, e eu, despretensiosamente, quis montar uma simples página com imagens, sons e alguns pequenos textos sobre séries e desenhos que eu curtia na infância/adolescência. Na época, haviam no máximo três sites brasileiros especializados neste tema.

No dia 1º de janeiro de 2001, eu coloquei a página no ar, hospedada no UOL Sites Pessoais, espaço amador do UOL. Vinte e nove dias após, uma coluna do jornal O Globo incentivou meu trabalho, publicando uma nota sobre o RetrôTV. A partir daí, fui seguindo o caminho, despretenciosamente, mas o site foi ganhando cada vez mais audiência. Até que chegamos ao UOL em 2006, para fazer parte de seu conteúdo, onde estamos até hoje.

Às vezes, fico me lembrando de quantas e quantas vezes entrei em contato ou fui pessoalmente às distribuidoras de DVDs como Warner, Sony, Fox, para oferecer assessoria gratuita, a fim de que eles lançassem corretamente boxes de séries e desenhos clássicos no Brasil… Alguns realmente aconteceram, como em Perdidos no Espaço, o maior trabalho que realizei, mas claro, contando com a ajuda de diversos amigos. Outro dia mesmo, vi uma foto minha com o amigo Elias de Lucena, na sede da Videolar, em Barueri/SP, empresa designada pela Fox para lançar Perdidos no Espaço em DVD. Fomos até lá para entregar o áudio de um episódio da 2ª Temporada, de nossa coleção de VHS, já que o áudio do arquivo da Fox não estava mais em boas condições para ser utilizado. Isso não tem preço!

Com a Rede 21, do grupo Bandeirantes, fizemos uma parceria para que, por meio de enquetes, o canal soubesse quais séries clássicas ele deveria investir. O sucesso da nossa campanha “Eu Quero os Clássicos de Volta ao Boomerang”, realizada em 2008, em parceria com o site TV Plus, criticou o fim dos desenhos clássicos no canal e impulsionou a criação do Tooncast. Hoje, a atual briga é para democratizar o Tooncast, que está disponível somente em pequenas operadoras do país.

Agradeço a todos que acessam este site, nos prestigiando por todos esses anos. Um grande abraço também aos amigos que fiz por meio do RetrôTV, e que colaboraram para o início do site, como Marcus Anversa, Angélica Abreu, Augusto César Ponte, Carlos Mariano, David Piraino, Edson Rodrigues, Ednilson Xavier, Elias de Lucena, José Paulo Gircoreano, Marcus Garrett, Mariângela Abreu, Mauricio Limma, Ota, Paulo Zamboni, Roberto Nogueira, Roberto Sesóstris, Rodinei Campos da Silveira, Roosevelt Garcia, Rosana Alvim e Schmidt Zaghe.

Para comemorar nossos 10 anos, publicamos uma matéria especial sobre Da Daniel Boone. Divirtam-se.

A todos, um 2011 repleto de paz, amor ao próximo e saúde.

Maurício Viel

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *