Programa ‘…E no Próximo Episódio…’ fala sobre séries clássicas na internet

Entre 1989-95, os fãs de seriados de tevê Roosevelt Garcia e Leonardo Bussadori editaram o fanzine “…E no Próximo Episódio…” (ENPE) para falar sobre o tema. Agora, 20 anos após o fim do fanzine e depois de um ano discutindo uma reativação do projeto em forma de revista eletrônica para o YouTube, a dupla finalmente estreou o primeiro episódio. “Queremos sempre fazer algo leve de ser assistido e, ao mesmo tempo, informativo. É mais como um bate papo despretensioso entre três pessoas, sendo que a terceira é o espectador”, revela Roosevelt Garcia.

enpeO programa trará, a cada nova edição, o destaque para uma série específica, com sua história e curiosidades. No segundo bloco, haverá sempre um convidado especial para falar sobre suas séries preferidas. “O convidado não terá necessariamente uma ligação com a série abordada no programa, mas sempre que for possível, gostaríamos que tivesse. Nosso foco principal serão as séries e desenhos animados clássicos, principalmente entre os anos 1960-80, mas já temos planos pra fazer um programa especial sobre as ‘séries clássicas do futuro’, ou seja, séries atuais que deverão ser lembradas daqui a 30, 40 anos”, revela Garcia.

Os produtores pretendem postar um programa a cada 15 dias. Entre um e outro programa, serão postados making-ofs e erros de gravação do programa anterior. “O programa dá muito trabalho para ser finalizado, com diversas imagens compostas, efeitos e um trabalho de pesquisa de imagens muito extenso. Por isso, sabemos que nem sempre conseguiremos manter esse cronograma. Mas, já estamos no processo de finalização do segundo programa, sobre Jornada nas Estrelas.

O primeiro ENPE no You Tube  foi dedicado à série Perdidos no Espaço e o convidado especial foi o jornalista Paulo Gustavo Pereira, autor do “Almanaque dos Seriados” e do “Animaq – Almanaque dos Desenhos Animados”.

Roosevelt Garcia revelou à reportagem do RetrôTV que além de “Perdidos” e “Jornada”, já estão previstas edições com Agente 86, Thunderbirds & Supermarionation em geral, Columbo, Os Monkees, Galactica – Astronave de Combate, Os Flintstones, Além da Imaginação e Batman.

enpe-0

Capa da edição nº o do Enpe

Séries e desenhos clássicos já eram os assuntos preferidos de Garcia e Bussadori muito antes de começarem a editar o fanzine, em 1989. “O programa no You Tube foi idealizado para a gente se divertir, fazer o que gosta e, ao mesmo tempo, preencher um espaço que estava faltando na internet. Pouca gente se dedica exclusivamente às séries clássicas em seus vídeos”, declarou Garcia.

O sucesso do fanzine fez com que a dupla fosse convidada em 1992 a criar um bloco dentro do programa de seriados “Top TV”, da TV Record, apresentando perguntas e respostas sobre seriados, da mesma forma que era o “Enpe Teste” do fanzine. O quadro foi um sucesso nas tardes de domingo e contou com dezenas de participações especiais de convidados como Roger do Ultraje a Rigor, Zeca Camargo, Rubens Ewald Filho e outros.

Assista abaixo o primeiro programa “…e no Próximo Episódio…”:

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *