Primeiro desenho de Joseph Barbera está à venda

joseph-barbera-primeiro

O primeiro desenho animado criado por Joseph Barbera foi colocado à venda pelo equivalente a R$ 55,4 mil  (15 mil euros).

Joseph Barbera criou o personagem Kiko, o canguru, em 1935, quando tinha 24 anos de idade. O desenho tratava de uma corrida de avião entre Kiko e um cão bigodudo, chamado Dirty Doug. Esta produção abriria o caminho para o nascimento de Tom & Jerry, Os Flintstones e Zé Colmeia, ao lado de seu novo parceiro, o diretor William Hanna.

Quando criou Kiko, o canguru, Barbera trabalhava como animador júnior no estúdio Terrytoons, do cartunista Paul Terry, na produção de  Super Mouse e Faísca e Fumaça. Foi o primeiro desenho animado do jovem desenhista. Foi a indiferença de Terry em relação ao desenho que motivou Barbera a deixar a empresa e ir para a MGM, onde conheceu Hanna. Os dois formaram Hanna-Barbera em 1957 e trabalharam juntos até o fim da vida. Hanna faleceu em 2001, aos 90 anos, e Barbera faleceu pouco depois, em Los Angeles em 2006, aos 95 anos.

Os esboços estão sendo vendidos por Larry Barbera, um sobrinho do criador, que herdou os desenhos de sua mãe, Francesca Barbera. Os 43 storyboards foram esboçados com grafite e lápis sobre papel para montar a animação.

O leilão será no Heritage Auctions, em Los Angeles, no dia 20 de novembro.

Share

Compartilhe

One thought on “Primeiro desenho de Joseph Barbera está à venda

  1. MARCO A R CAMPOS

    UMA RELIQUIA.QUEM E FA DESSA DUPLA FANTASTICA,SABE DO QUE ESTOU FALANDO.TOM E JERRY,FLINTSTONES,JETSONS,JONNY QUEST,SCOOBY-DOO,DINAMITE E TANTOS OUTROS.NUNCA MAIS VEREMOS CRIAÇOES FANTASTICAS COMO ESSAS.RESTA APRECIAR ESSE ACERVO IMENSO E MARAVILHOSO DEIXADO POR ESSA DUPLA INESQUECIVEL:HANNA-BARBERA.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *