Aniversário: Jornada nas Estrelas completa 45 anos

A cultuada franquia de ficção científica Star Trek (ou Jornada nas Estrelas) completa hoje 45 anos de existência. Em 8 de setembro de 1966, também uma quinta-feira, foi ao ar pela rede de televisão norte-americana NBC o primeiro episódio da série.

Com seis séries de televisão, onze filmes e centenas de livros depois, Star Trek ainda é venerada por sucessivas gerações de fãs no mundo inteiro. Em tempos de blockbusters recheados de efeitos ultra realistas, a série original criada por Gene Roddenberry pode parecer ultrapassada ou simplória para alguns, mas é difícil negar que a franquia é uma das produções culturais mais icônicas dos últimos 50 anos.

Mesmo quem não sabe nada sobre o universo de Star Trek é capaz de reconhecer as orelhas pontudas e a saudação Vulcano do senhor Spock, interpretado originalmente por Leonard Nimoy.

Recentemente, um novo público foi apresentado à franquia. Em 2009, o diretor J.J. Abrams, conhecido pela criação da série de tevê Lost, levou às telonas uma nova versão de Star Trek, longa que apresenta as origens dos tripulantes da Enterprise em uma bem-sucedida atualização, que deve ganhar um segundo filme em 2013.

Os fãs de longa data ficaram divididos, mas boas críticas e os ótimos números nas bilheterias garantiram continuidade à já longeva franquia.

Abaixo, veja a abertura de Jornada nas Estrelas – A Série Original, com a dublagem original brasileira.

Jornada nas Estrelas (1966/69) chegou a ser exibida em mais de 75 países e mostrou a viagem ao espaço do Capitão Kirk (William Shatner) e sua tripulação, a bordo da nave Enterprise, durante o século 23. A missão, programada para durar cinco anos, tem um contingente de cerca de 400 tripulantes, explora novos mundos e ajudar colônias da Federação Unida de Planetas. Sob a Diretriz Primeira, de não interferência no desenvolvimento das civilizações visitadas, os exploradores se defrontam com incríveis raças desconhecidas, sendo muitas vezes ameaçados por seus inimigos, os klingons e os romulanos.

Em meio a aventuras e perigos diversos, floresce com destaque a presença constante do Dr. McCoy (DeForest Kelley), com seu caráter extremamente humano, em conflito constante com a lógica fria e implacável de Spock (Leonard Nimoy).

Durante os 79 episódios da série (três temporadas), foram abordados assuntos polêmicos como racismo, religião, política e moral.

Lançamento Especial

Com a comemoração de 45 anos desde a primeira exibição de Jornada nas Estrelas na tevê americana, a Paramount Home Entertainment e a CBS apresentam, pela primeira vez no Brasil, as três temporadas da série clássicas juntas em um só box de DVD. A embalagem especial é uma lata com material laminado estanhado. As imagens são remasterizadas, com fotografia superior e áudio primoroso.

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *