Super-Homem do Espaço

Ficha-Técnica

Título: Super-Homem do Espaço (Yusei Kamen/1966/Japão/P&B)
Criação: Takaharu Kusunoki
Roteiro: Nobuo Nita
Direção: Yonehiko Watanabe
Diretor de Arte: Shunroku Hoshi
Desenhistas: Takaharu Kusunoki, Tetsuo Komuro
Cenário: Akira Adachi
Música: Hideo Arashino, Koba Hayashi e Bookaru Shoppu (voz)
Produtora: TCJ Eiken
Formato: 39 episódios de 23 minutos
Dublagem: TV Cine Som
Exibição no Brasil: Entre 1973/76 (TV Record e TV Tupi)

A Série Animada

No século 21, a Terra é um planeta tecnologicamente avançado. Possui uma única e grande nação, capaz de viajar pelo espaço e conhecer planetas como Pineron, que é também bastante avançado.

Muitos dos nativos de Pineron se assemelham com os terráqueos. Ambas as raças foram se misturando e novas famílias surgiram e passaram a viver na Terra.

Ainda assim, foi possível reconhecer um Pineron por alguns traços característicos da raça: orelhas pontiagudas e uma marca na forma de estrela de quatro pontas presente nas têmporas.

A convivência com os Pinerons era pacífica. Porém algo acontece: o Dr. Robert Johansen, marido de uma Pineron e pai de um rapaz chamado Peter, é encarregado de uma missão: levar uma ogiva nuclear até Pineron. Trata-se de um gesto de boa vontade por parte da Terra para com o planeta amigo. Auxiliado pelo robô Atlanta, o Dr. Johansen não chega a completar a missão, pois ao entrar no espaço aéreo de Pineron, o foguete explode e causa grande destruição.

Antes disso, o Dr. Johansen pediu ao robô Atlanta que entregasse uma maleta ao seu filho Peter, para que ela seja usada em nome da justiça e da paz.

Pineron, chefiado pelo seu líder Oriense, um homem cruel e raivoso, entende a explosão como um gesto de guerra e parte para uma ofensiva contra a Terra.

Com a ajuda do maquiavélico Dr. Imoshi, Pineron passa a atacar e destruir as estações espaciais da Terra. Diante dos ataques, a Terra   imediatamente manda prender todos os Pinerons que nela habitam, incluindo a mulher do Dr. Johansen, Maria.

O robô Atlanta alcança Peter e lhe entrega a maleta, para em seguida, parar de funcionar definitivamente. O garoto, apesar de mestiço, não é preso e passa a viver com o Dr. Socraton, um cientista a serviço do governo da Terra e avô da menina Linda.

A partir daí, Peter se transforma no Super-Homem do Espaço e passa a lutar pela Terra, frustrando sempre que possível os planos do líder de Pineron — Oriense — e de seu assecla Dr. Imoshi.

O auxílio do Super-Homem do Espaço é fundamental para que haja certo equilíbrio entre as partes. O herói usa pequenos discos explosivos para ataque e uma nave que lembra uma pequena lancha, que pode ser convocada através de um assobio.

Muitas vezes, agentes especiais de Pineron — os chamados SAPS — vêm ao planeta Terra para executar algum plano de sabotagem, mas acabam sempre derrotados pelo Super-Homem do Espaço.

Enquanto isso, o líder das Forças de Defesa da Terra — comandante Pitt –, auxiliado pelo Tenente Kininsky, tenta superar os planos de ataque de Oriense.

Por outro lado, o Dr. Imoshi mantém seus próprios agentes à margem de Oriense, com propósitos não muito claros até o desfecho da série, onde a verdade sobre a explosão do foguete do Dr. Johansen é revelada.

O Desfecho

Peter está à procura da prisão onde está sua mãe Maria, e por acaso consegue descobri-la: trata-se da prisão Bora, localizada abaixo dos campos Baco.

Enquanto isso, Oriense — general das forças Pineron –, divergindo da opinião do seu assistente Dr. Imoshi, resolve não destruir, mas sim ocupar a Terra definitivamente. Por coincidência, as naves espacias Pineron pousam nos campos Baco que ficam sobre a prisão de Bora, para iniciar o ataque final. Neste mesmo momento, Peter, que já havia localizado a prisão, vê sua mãe através de um vidro, mas ela não o vê. Quando ele percebe que nada pode fazer naquele momento, sai em busca de uma solução.

As Forças de Defesa da Terra, comandadas por Pitt se dirigem aos campos Baco.

Com a restauração das imagens contidas no cérebro eletrônico do robô Atlanta, fica provado que a explosão não foi um ataque de guerra, e sim, uma sabotagem feita pelo espião Restler ao foguete de transporte terrestre. As imagens são exibidas a Oriense, que começa uma discussão com o Doutor Imoshi. É assim que Oriense descobre que o Dr. Imoshi pretendia destruir a Terra para levar adiante seus planos de conquista universal. Após esta revelação, eles começam a brigar e Oriense recebe um tiro. O Super-Homem do Espaço então tenta ajudá-lo, mas ele não aceita e puxa a alavanca de auto-destruição da nave espacial.

Após a explosão, Super-Homem do Espaço surge segurando sua maleta e se aproxima das Forças de Defesa da Terra. Diante do Professor e de Linda, ele retira a capa e a máscara revelando sua identidade secreta.

O herói pensa que sua mãe havia morrido com a explosão da nave espacial, mas após alguns minutos ela sai pela porta secreta da prisão de Bora e abraça Peter, enquanto o sol brilha no horizonte.

Alguns dias depois, Peter surge pilotando um foguete terrestre. Está guiando a nave espacial serenamente e segue ao Planeta Pineron na imensidão do universo pacífico.

Personagens

» Peter/Super Homem do Espaço: jovem filho do Dr. Robert Johansen (terráqueo) e de Maria (Pinerona).

» Linda: neta do prof. Socraton e amiga de Peter.

» Prof. Socraton: cientista a serviço das Forças de Defesa.

» Comandante Pitt: líder das Forças de Defesa da Terra.

» Robert:  pai de Peter e cientista responsável por entregar tecnologia nuclear para Pineron. Foi morto na explosão do foguete.

» Maria: nativa de Pineron e mãe de Peter, aprisionada após o início dos ataques.

» Robô Atlanta: fiel escudeiro do Dr. Johansen.

» Coronel Nick: braço direito do Comandante Pitt e o segundo mais importante dentro da escala hierárquica das Força de Defesa da Terra.

» Tenente Kininsky: principal oficial abaixo do Comandante Pitt.

» Tenente Hashi: oficial de Pineron.

» Pike e Mack: originalmente, são dois trapalhões que trabalhavam em uma estação espacial. Com a guerra, fogem para a Terra e tentam auxiliar Pineron e descobrir a identidade do Super-Homem do Espaço.

» General Hoisens: líder de Pineron.

» Doutor Imoshi: cientista de Pineron, responsável por arquitetar os planos de destruição da Terra.

» Saps I: agente de Pineron.

» Restler Número 38: agente Pineron responsável pela sabotagem do foguete do Dr. Johansen.

O Autor

Nobuo Nitta, o criador do personagem Super-Homem do Espaço, foi também assistente de Jiro Kuwata, criador do personagem Oitavo Homem.
No mangá, Nobuo Nitta escrevia as histórias, onde os créditos dos desenhos eram atribuídos separadamente a dois nomes: Kenoki e Takahara.

// Clique aqui para ver a Lista de Episódios de Super-Homem do Espaço

Publicado originalmente em 13/07/2009. O autor desta matéria é Carlos Mariano.
Escreva para nós e faça seus comentários. Colaboração de Roberto Nogueira.

Multimídia

Clique e assista à abertura da série animada Super-Homem do Espaço com a dublagem original brasileira.

Clique e assista à abertura da série Super-Homem do Espaço – versão original em japonês.

Imagens

Clique para ampliá-las.

[nggallery id=24]

Share

Compartilhe

2 thoughts on “Super-Homem do Espaço

  1. JOAQUIM

    super homem do espaço na minha modesta é o melhor desenho japones de todos os tempos assistia quando criança na tv tupi todo o dia a tarde por volta das 15:00 na sessão rataplan da titia silvana, poderia ser lançado em dvd legendado

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *