Jackson 5

Ficha-Técnica

jackson-five-logoTítulo: Jackson 5 (Jackson 5ive/1971-73/EUA/Cor)
Gênero: Desenho/Comédia
Produtora: Rankin/Bass
Distribuição no Brasil: ABC Filmes do Brasil
Formato: 23 episódios de 25 minutos em 2 temporadas
Dublagem: Cine Castro/RJ – Carlos Marques (Jermaine Jackson), Antonieta Matos (Michael Jackson), Domício Costa (Jackie Jackson e Narrador), Paulo Pinheiro (Tito Jackson), Henrique Ogalla (Marlon Jackson), Ana Ariel (Diana Ross)
Exibição no Brasil: TV Globo (estreia maio/1973), TV Tupi, TV Manchete

O Grupo Musical

O Jackson Five foi formado pelo cantor Michael Jackson e mais quatro dos seus nove irmãos: Jackie, Tito, Marlon e Randy. Em 1965, venceram um concurso de talentos em uma escola com a música “My Girl”, do grupo The Temptations. O fato abriu as portas para a banda alcançar o sucesso mundial.

jackson-five01Grandes performances foram realizadas pelos Jackson Five, encantando o público em geral, principalmente por serem muito jovens e apresentarem canções dos mais variados estilos.

Inicialmente, o grupo abriu os shows de grandes nomes da música americana, como The Pips, Gladys Knight e James Brown. Aliás, este último foi a inspiração de Michael Jackson para a dança.

O Jackson Five entrou para a história musical dos EUA, por ser a primeira banda formada por negros a fazer grande sucesso. Em 1970, a música “I’ll Be There” estourou nas paradas americanas e virou “febre”. O grupo era contratado da famosa gravadora Motown. Logo, outras três canções dos Jackson subiriam ao topo das paradas mundiais: “I Want You Back”, “ABC” e “The Love You Save”.

Tanto sucesso fez com que a gravadora Motown encomendasse a produção de uma série animada, intitulada Jackson 5ive (Jackson Five).

A Produção

A produção de Jackson 5ive ficou a cargo dos estúdios Rankin/Bass, que também produziram o desenho animado The Beatles, exibido no Brasil pela TV Globo durante os anos 1970. Os produtores Arthur Rankin e Jules Bass foram também responsáveis por alguns dos mais famosos filmes especiais de Natal, como “Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho” (1964) e “A Verdadeira História de Papai Noel” (1970). A dupla também produziu o longa-metragem “A Festa do Monstro Maluco” (1967) e “O Último Unicórnio” (1982), além das séries animadas ThunderCats e Silver Hawks.

A animação de Jackson 5ive foi basicamente feita nos estúdios Halas and Batchelor Animation, em Londres, com algumas cenas feitas pelo estúdio espanhol  Moro. A direção ficou por conta de Robert Balser e a concepção artística por Paul Coker, um desenhista da revista Mad. Apesar disso, o traço do desenho foi considerado um pouco simples para época.

A 1ª Temporada da série contou com 17 episódios. Na segunda, o título do programa foi mudado para The New Jackson 5ive Show e contou apenas com seis episódios.

A Série Animada

O desenho foi exibido originalmente pela rede americana ABC entre setembro de 1971 e novembro de 1972, aos sábados de manhã. Foi reprisado por lá na década seguinte, em 1985, no auge da carreira do cantor Michael Jackson.

jackson-five02As aventuras envolvem uma rotina fictícia do grupo musical. Aos cinco irmãos, foi acrescentado o personagem real do empresário Berry Gordy, proprietário da gravadora Motown, como figura adulta da série.

Também participaram do programa o casal de ratinhos Ray e Charles (homenagem ao cantor) e a cobra azul Rosie, todos animais de estimação de Michael Jackson na vida real.

As vozes originais dos Jackson foram dubladas pelos próprios músicos, o que aproximou o desenho dos clipes musicais da época. Houve participações especiais nos episódios, como da cantora Diana Ross.

O foco de todos os episódios fica em Michael Jackson, o menor dos irmãos, mas que sempre se coloca no meio de enrascadas. O tom era a comédia, com direito até a “claque”, que são aquelas risadas pré-gravadas, disparadas em algum momento cômico.

O desfecho das histórias sempre acontece na linguagem do vídeo-clip. O Jackson Five executava alguma de suas canções, sob um visual psicodélico, repleto de cores e formas, intercalando cenas do episódio, geralmente com perseguições e diversas outras situações de risco.

Outra característica interessante da série é a dublagem feita para o público brasileiro. O estúdio responsável foi a Cine Castro do Rio de Janeiro, que selecionou um elenco de vozes de primeira categoria, entre eles Domício Costa (dublou o personagem Jackie e o narrador) e Carlos Marques (dublou Randy). A direção de dublagem inseriu várias gírias usadas no Brasil durante os anos 1970, dando mais realismo às histórias. Entre as gírias, “amizade”, “bicho”, “barato” e “carango”.

Curiosidade

jackson-five-dvdQuando o desenho foi lançado, os músicos do Jackson Five estavam tão ocupados que a irmã cacula da família (Janet Jackson) é quem ficava  encarregada de “fiscalizar” os episódios.

DVD/Blu-Ray

Em 15 de janeiro de 2013, a distribuidora norte-americana Classic Media lançou a série Jackson 5ive em Blu-Ray e DVD, trazendo todos os 23 episódios. Todas as canções do grupo musical, executadas nos episódios, foram remasterizadas e contam com excelente qualidade. Ainda não há notícias se o lançamento se estenderá para outros países.

// Clique aqui para ver a Lista de Episódios de Jackson 5

O autor desta matéria é Maurício Viel. Escreva para nós e faça seus comentários.

Multimídia

Clique e assista ao episódio “It All Started With…” de Jackson 5ive (em inglês).

Galeria

Clique nas imagens para ampliá-las.

[nggallery id=30]

Share

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *