Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera – Parte 4: Plic e Ploc

Em mais um capítulo do Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera, agora é a vez de Plic e Ploc e Chuvisco, a terceira série animada produzida pelo estúdio Hanna-Barbera para a televisão, exibida dentro do Show do Dom Pixote.

Plic e Ploc

plic-ploc-logoTítulo: Pixie and Dixie and Mr. Jinks / 1958-61 / EUA / Cor
Formato: 57 episódios de 6 a 7 minutos em três temporadas, como um segmento do Show do Dom Pixote
Exibição de estreia: 02/10/1958 em syndication, distribuído pela Screem Gems
Dublagem: AIC/SP – Older Cazarré [Plic]; Gastão Renné [Ploc]; Magno Marino [Chuvisco – 1ª voz]; Arakém Saldanha [Chuvisco – 2ª voz]. Nota: esta série animada teve alguns episódios redublados nos anos 1990 pela Sincrovídeo/SP

A série animada dá destaque aos dois ratos Plic (Dixie) — com um sotaque sulista na voz original de Daws Butler e Ploc (Pixie) — dublado por Don Messick; e ao gato Chuvisco (Mr. Jinks) — dublado no original por Daws Butler, personificando o ator Marlon Brando.

De várias maneiras, a série remete a outra criação da Hanna-Barbera, Tom e Jerry (Tom and Jerry, 1940/58), que também destaca um gato que persegue um rato (às vezes dois ratos) em um ambiente doméstico. Entretanto, sem um idêntico exorbitante orçamento para uma animação completa, a série Plic e Plocse concentrou nos divertidos diálogos e na excelente dublagem, obtendo-se assim uma boa dose de humor. O desenho também é menos violento e, ao contrário do ligeiramente sinistro Tom, Chuvisco é estúpido demais para ser uma real ameaça aos dois ratinhos. Ao contrário de Tom e Jerry, há muitos momentos em que Chuvisco compartilha um final feliz com os ratos, ou na verdade os domina, saindo-se vencedor, enquanto que Tom muito raramente leva a melhor sobre Jerry.

plic-ploc20Eventualmente, em alguns episódios, Chuvisco enfrenta um rato judoca, um filhote de canguru boxeador, um galo boxeador, um buldogue, um pirata, uma fada madrinha ou outro gato que deseja surrupiar os seus amigos ratos. Às vezes, ao antagonizar os dois ratos, ele personifica tipos (um mágico, um mordomo, um flautista de Hamelin) além de ser ele mesmo.

No entanto, dependendo do episódio (idêntico a Tom e Jerry), sempre que um dos personagens parece estar em uma situação de perigo por um inimigo extra, o outro fará o possível para tirá-lo dessa situação.

Esta produção também é lembrada pelo famoso bordão de Chuvisco a respeito dos seus colegas roedores (Plic e Ploc): “Eu odeio esses ratos!” (I hate those meeces to pieces!).

Nos primeiros nove episódios, a abertura do desenho possui uma canção-tema com letra, mas a partir do décimo episódio, a letra é simplesmente suprimida da canção, ficando só a parte instrumental.

A exemplo de Dom Pixote, Chuvisco também conversa diretamente com o telespectador, discutindo seus planos para apanhar os ratos.

Além da série animada original, Plic e Ploc e Chuvisco fazem algumas pontas em A Turma do Zé Colmeia (Yogi’s Gang, 1973), participam como membros da equipe olímpica dos Abelhudos em Ho-Ho Límpicos (Laff-A-Lympics, 1977/79), enquanto que Chuvisco faz aparições em alguns episódios de Zé Colmeia e Os Caça Tesouros (Yogi’s Treasure Hunt, 1985/88).

A Warner Home Vídeo lançou no mercado americano, em 15 de novembro de 2005, um box de DVD do Show do Dom Pixote (The Huckleberry Hound Show – Vol. 1), contendo a primeira temporada completa do programa, incluindo os episódios de Plic e Ploc. No entanto, sem explicações, a distribuidora até hoje não efetivou este lançamento no mercado brasileiro.

// O autor desta matéria é Alexandre Marques Silva. Escreva para nós e faça seus comentários.

ESPECIAL CHAPÉU E GRAVATA HANNA-BARBERA
Introdução | Jambo e Ruivão | Dom Pixote | Plic e Ploc | Zé Colmeia | Pepe Legal | Joca e Dingue Lingue | Olho Vivo e Faro FinoBibo Pai e Bobi Filho | Loopy Le Beau |

Multimídia

Clique e assista a um episódio de Plic e Ploc.

Clique e assista à abertura do Show do Dom Pixote.

Clique e assista a um comercial da Kellog’s, patrocinador do Show do Dom Pixote, com Plic, Ploc e Chuvisco.

Imagens

Clique nas imagens para ampliá-las.

[nggallery id=22]

Share

Compartilhe

3 thoughts on “Especial Chapéu e Gravata Hanna-Barbera – Parte 4: Plic e Ploc

  1. Rodinei Campos da Silveira

    Alguém aí se lembra de uma vinheta da Cartoon Network dos anos 90 (justamente da época áurea do canal, quando predominavam os clássicos da Hanna-Barbera), inspirada no filme O Iluminado (1980, dirigido por Stanley Kubrick), onde vemos o Chuvisco circulando pelos corredores do hotel, montado num velocípede (lembrando o pequeno Danny, o filho do casal protagonista do filme, vivido por Jack Nicholson e Shelley Duvall), dá de cara com Plic & Ploc na sua frente (lembrando as gêmeas do filme), dizendo: “Venha brincar com a gente, Chuvisco!” (no filme, as gêmeas diziam: “Venha brincar com a gente, Danny!”)?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *